SOBRE NÓS

Entidade civil, sem fins lucrativos que desde 1983 vem prestando assistência a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A Vila de Nazaré é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que desde 1984, vem prestando assistência a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. Além disso, oferece assistência às famílias e a comunidade através de grupos de convivência, auxílios e concessão de benefícios sociais como alimentos, roupas, cestas de alimentos e proventos de saúde; acompanhando-os em suas inserções na comunidade e no desenvolvimento de suas potencialidades no convívio familiar.

A entidade garante a consolidação dos direitos da criança e do adolescente, promovendo o fortalecimento de vínculos socioafetivos e prevenindo a ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil. É um serviço complementar àqueles públicos; na prática efetiva dos direitos, numa concepção que faz do brincar, da experiência lúdica, da vivência artística e do esporte uma forma privilegiada de expressão, interação e proteção social.

A melhoria da qualidade de vida de pessoas necessitadas e o acesso aos direitos sociais básicos é o objetivo da entidade em contraposição ao tradicional assistencialismo, paternalismo e condescendência da esmola.

Os trabalhos socioassistências da entidade são realizados diariamente, de forma permanente, planejada, continuada, conforme prevê a Lei 12435/2011; quando é oferecido gratuitamente a sessenta crianças o atendimento psicossocial, atividades lúdicas, esportivas, pedagógicas, cuidados pessoais, de higiene, alimentação, dentre outros.

Desta forma, a Vila de Nazaré busca reduzir as fragilidades sociais causadas pela marginalização dos menos favorecidos e auxiliar as crianças e adolescentes na construção de suas cidadania, autonomia e promoção social, colaborando na prevenção da violação de direitos sociais.

Proteger a infância é tarefa de todos! Compartilhe esta idéia!
José Maria de Azevedo. Presidente.

 

Missão: Desenvolver atividades e serviços socioassistenciais e de fortalecimento de vínculos socioafetivos destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social.